Aprenda o que é um condensador e para que serve!
Em um sistema de refrigeração, todas as peças são importantes para garantir o bom funcionamento do sistema. E, pensando nisso, separamos um artigo completo sobre um dos principais componentes: o condensador. Então, vamos lá pessoal!
O que é condensador?
O condensador é um trocador de calor responsável por dissipar o calor do fluido refrigerante de um sistema de refrigeração.
Nesse processo, o fluido refrigerante cede calor latente para o ambiente externo, fazendo com que a substância mude de estado físico, de vapor para líquido.
O condensador não é usado apenas em ares-condicionados tradicionais, mas também em refrigeradores e quase qualquer outro tipo de dispositivo que forneça ar refrigerante, ou ar resfriado, para algum local.
Leia também
Um dos condensadores mais utilizados em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar é o do tipo aletado. Eles são formados por tubos de cobre, ferro ou alumínio em formato de serpentina, por onde circula o fluido refrigerante.
Entre as tubulações, temos as aletas, que criam uma restrição à passagem do ar, fazendo com que o ar tenha mais contato com as tubulações, aumentando a eficiência da troca de calor entre o ar e o fluido refrigerante.
Ainda falando dos condensadores aletados, temos dois tipos comumente usados: o trocador de calor de ar forçado, que possui um ventilador que força a passagem do ar pelo condensador, e o trocador de calor de ar natural por convecção, que realiza a troca de calor do ambiente de maneira natural com o ar externo.
O trocador de calor de ar natural por convecção é um modelo muito utilizado em refrigeradores e bebedouros, entre outros equipamentos.
Outro tipo de condensador bem utilizado em sistemas de refrigeração e climatização é o condensador a água, em que a água circula por um trocador de calor, a fim de trocar energia térmica com o fluido refrigerante, sem entrar em contato diretamente com a substância.
O condensador é localizado, normalmente, fora do prédio em sistemas de refrigeração central. Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de condensador.
Os condensadores devem ser limpos regularmente para promover a transferência eficiente de energia e os condensadores refrigerados a ar devem ter fluxo de ar irrestrito.
Um condensador de ar condicionado é uma parte vital de um ar-condicionado, responsável por resfriar os vapores vindos de um compressor.
Peças do condensador
Em geral, o gabinete do condensador contém a bobina do condensador, um compressor, um ventilador e vários controles.
A bobina do condensador pode ser feita de tubo de alumínio ou tubo de cobre com aletas de alumínio para que o calor possa ser transferido rapidamente.
O ventilador do condensador é uma parte vital e faz o ar circular pela bobina para facilitar a transferência de calor. Se o fluxo de ar for bloqueado, a eficiência será afetada ou o compressor poderá falhar.
Além disso, há o filtro secador que retém impurezas, além de armazenar uma pequena quantidade de fluido que complementa a vedação de todo o sistema de refrigeração.
Outro componente que vale destacar é a chamada válvula de expansão, que controla o fluxo do líquido em todo esse sistema, impedindo ou liberando a passagem do fluido de refrigeração.
Já no evaporador, vai ocorrer a absorção do calor armazenado, transformando-o em conforto térmico. Aqui, o fluido passa por duas pequenas serpentinas. Depois, ele evapora e “rouba” o calor do ambiente através da ação do compressor, que retira o fluido das serpentinas e envia para o condensador.
O compressor é o coração do sistema, pois comprime o ar refrigerante e o bombeia para uma bobina na forma de gás quente.
Em aparelhos de ar condicionado, isso é resfriado no condensador em um líquido quente e passa por um tubo para a bobina do evaporador, onde se expande e esfria.
Nas bombas de calor, o gás quente é bombeado diretamente para a bobina do evaporador para fornecer calor.
Quer aprender ainda mais e descobrir como economizar na conta de energia usando um ar-condicionado? Assista o vídeo abaixo!
Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos para que eles possam aprender também. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou sugestão, manda pra gente nos comentários abaixo e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Principais peças do ar-condicionado
Ar-condicionado pingando água: como resolver o problema?
Sistemas de aquecimento modernos – como aproveitar a temperatura corporal?
Câmara fria: o que é e como funciona?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.