Aprenda o que são gases refrigerantes!
O gás refrigerante é um dos itens mais importantes para que a refrigeração aconteça, ele é utilizado em diversos equipamentos, como ares-condicionados, geladeiras, freezers e bebedouros. Mas você sabe como ele funciona, quais seus tipos disponíveis e como são classificados? No artigo de hoje, vamos te ensinar tudo sobre os gases refrigerantes. Então, vamos lá pessoal!
Popularmente conhecidos como gases refrigerantes, os fluidos refrigerantes são substâncias que mudam de estado físico de acordo com a etapa do ciclo de refrigeração, podendo ser líquido ou gasoso.
Leia também
Os gases refrigerantes são os responsáveis por todo o funcionamento de um sistema de refrigeração. O seu papel fica vinculado à absorção do calor de determinado local e ao transporte do ar quente até as saídas de ar da condensadora.
Para ser um bom gás refrigerante, a substância deve apresentar as seguintes propriedades:
- Liquefazer-se a pressões moderadas
- Evaporar-se a pressões acima da pressão atmosférica
- Ter pequeno volume específico (pequeno volume em relação ao seu peso)
- Ter um elevado calor latente de vaporização
- Ser quimicamente estável (não se alterar, mesmo com repetidas mudanças de estado no ciclo)
- Não ser corrosivo
- Não ser inflamável
- Não ser tóxico
- Permitir fácil localização de vazamento
- Não atacar o óleo lubrificante ou provocar qualquer efeito indesejável em outros componentes do ciclo de refrigeração
- Não atacar ou deteriorar alimentos, em caso de vazamento
Existem diversos tipos de fluidos refrigerantes, como os halogenados, o dióxido de enxofre, a amônia, o dióxido de carbono e os hidrocarbonetos não halogenados.
Confira abaixo a lista dos principais gases refrigerantes:
- R-410A
- R-11
- R-123
- R-12
- R-134
- R-22
- R-717
- R-718
Gás R-22
O gás R-22 é um gás de ar-condicionado incolor bastante utilizado desde 2003 em refrigeradores e resfriadores de líquidos.
As suas funções físicas e químicas, juntamente com a eficiência volumétrica, permitem uma excelente performance em produtos de baixa e média capacidade.
No entanto, ele tem muitas desvantagens para a natureza e para as pessoas, já que a substância é inflamável e perigosa para o ambiente. Além disso, ao ter contato com a pele, pode ocasionar irritação e, se inalado, pode provocar até mesmo asfixia.
Em geral, os governos e as organizações começaram a focar na desaceleração da produção de substâncias inflamáveis, tóxicas e prejudiciais à natureza.
Assim, muitos gases e poluentes estão sendo reconsiderados por empresas que se preocupam com o cenário do planeta, e isso não poderia ser diferente com o gás de ar-condicionado R-22.
Gás R-12
O gás R-12 tem largo emprego na refrigeração doméstica. Não é tóxico, inflamável, corrosivo, nem explosivo. Além disso, ele é altamente estável e mistura-se com óleo lubrificante. O seu efeito refrigerante é relativamente baixo, comparado com outros refrigerantes.
R-32
Se for comparado aos fluidos refrigerantes atuais, o R-32 fornece um baixo potencial de aquecimento global e nenhum potencial de deterioração da camada de ozônio (ODP). Uma de suas características é que ele é ligeiramente inflamável, mas não oferece riscos ao ser utilizado.
As propriedades físicas e termodinâmicas de um gás de ar-condicionado têm influência direta tanto no compressor quanto em seu sistema. A pressão e saturação do R-32 são semelhantes às do R-410A, o que facilita o desenvolvimento de um sistema com base nele.
Já a densidade do R-32 é muito menor que a do R-410A, o que significa que a quantidade de fluido dentro do split é menor. Como o potencial de aquecimento global é medido por quilo, o impacto climático do R-32 é ainda menor do que o sugerido.
O fluido R-32 possui diversas vantagens de uso frente aos já utilizados no mercado, o que o torna uma das melhores opções existentes atualmente. Entre os seus benefícios, é possível citar:
- Eficiência energética, que pode ser até 1,5x maior que a de fluidos como o R-410A ou R-22
- Segurança, já que segundo a ISO 817/2014, o R-32 oferece baixa toxicidade e inflamabilidade
- Impacto ambiental positivo
Aqui, é preciso pontuar que o potencial de eficiência energética é medido por um fator conhecido como desempenho sazonal de resfriamento (CSPF). Nele, o pico de consumo do R-32 também é menor, comparado aos outros modelos.
Antes de optar pelo melhor gás refrigerante para o seu ar-condicionado, é preciso considerar algumas questões que envolvem aplicabilidade, segurança do produto, impacto ambiental e a sua performance energética. Caso o fluido tenha um desempenho que fique aquém da sua necessidade, o seu aparelho acabará tendo um consumo maior de energia.
Sendo assim, não existe um gás de ar-condicionado que seja considerado universal, visto que existem várias opções no mercado e, conforme a aplicação, um ou outro tipo será mais adequado para cada situação.
Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de gases refrigerante.
Assista o vídeo abaixo para descobrir como escolher o ar-condicionado ideal.
Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos! Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões que iremos te responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Ar-condicionado pingando água: como resolver o problema?
Sistemas de aquecimento modernos – como aproveitar a temperatura corporal?
Câmara fria: o que é e como funciona?
Aprenda como escolher uma geladeira!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.