Como escolher o melhor ar-condicionado?
Escolher ar-condicionado pode não ser uma tarefa fácil quando não se tem os conhecimentos necessários e foi, pensando nisso, que separamos uma guia completo para te ajudar nessa missão!
Confira a seguir os principais pontos que você deve se atentar ao escolher um ar-condicionado!
Rede elétrica
Aparelhos de ar-condicionado geralmente possuem alta potência, o que requer atenção quanto à tomada que vai alimentar o aparelho. Sendo assim, é necessário ter uma instalação elétrica de boa qualidade para dar suporte às demandas do aparelho sem riscos.
Leia também
Um ponto é identificar a tensão elétrica correta exigida para funcionar e separar uma tomada que atenda a essa especificação.
Escolha o tipo de aparelho correto
Existem vários modelos de ar-condicionado e cada um deles atende uma necessidade. Nós já fizemos um artigo completo sobre os tipos de ar-condicionados, não deixe de conferir!
Os três tipos de ar-condicionado mais vendidos no mercado são:
- Ar-condicionado portátil
- Ar-condicionado de janela
- Ar-condicionado split
Os modelos mais simples de usar e instalar são os portáteis que, como o nome já adianta, não são fixos e podem ser transportados para outros cômodos da casa. Em geral, esses aparelhos oferecem uma capacidade de resfriamento menor para o ambiente.
Há também o tipo janela, que consiste em aparelhos mais tradicionais e que dependem de mais espaço livre para instalação, como um vão na parede.
Esses modelos são maiores, tendem a ter uma capacidade de condicionamento de ar maior, mas sacrificam a portabilidade e o custo, já que não costumam trazer tecnologias mais recentes que prometem economizar energia.
Por fim, há o tipo split. O nome vem do fato de que, nesses designs, o aparelho é dividido em duas partes: uma delas, voltada para o interior da área a ser condicionada, expele o ar frio, enquanto a outra fica exposta ao ar livre.
Aparelhos do tipo split oferecem maior potência e têm operação mais silenciosa, mas costumam ser mais caros e dependem de um processo de instalação mais complexo, que vai exigir profissionais especializados e pode até levar a uma pequena obra.
Sistema de ar-condicionado inverter
No sistema convencional, o compressor do ar-condicionado liga e desliga diversas vezes para manter o ar refrigerado: quando fica muito frio, ele desliga, depois quando o ambiente fica quente, ele liga novamente.
Essa grande variação de temperatura gera picos de energia, o que consome mais eletricidade.
Já no sistema de ar-condicionado Inverter, o compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada, mantendo a temperatura do cômodo mais estável, com maior conforto térmico e menor consumo de energia.
Os modelos que têm sistema Inverter são um pouco mais caros, mas valem a pena pela economia que geram.
Mas é importante saber que o ar-condicionado mais econômico é o que possui o sistema Inverter e que esteja devidamente dimensionado para o seu ambiente
Encontre o local ideal para instalação
O processo de instalação de um ar-condicionado, especialmente do tipo split, deve considerar uma série de pontos para garantir máxima eficiência ao produto.
É importante escolher o ponto de fixação em uma parede que não bata sol, por exemplo. Outra recomendação é optar por um local em que a parte interna do ar, chamada de evaporadora, fique próxima da parte externa, a condensadora.
A razão para isso está no fato de que, com uma distância menor entre os dois componentes, há menos custos de instalação envolvendo intervenções em paredes e instalação de tubulação conectando as duas metades do split.
A instalação do ar-condicionado de janela também exige uma estrutura específica, que é aquele buraco na parede. É ele que permite que a condensadora fique na parte externa do ambiente e a evaporadora, na parte interna.
Mas se o seu ambiente não tem nenhuma dessas estruturas e você não quiser fazer obra, o ar-condicionado portátil pode ser a opção mais prática.
Potência mínima necessária
O ar-condicionado só será realmente útil se tiver capacidade de resfriar bem o ambiente em que será instalado.
Escolher a potência correta do ar-condicionado é fundamental para garantir o resfriamento ou aquecimento do ambiente onde ele será instalado. Essa potência é medida pelos BTUs.
Não adianta comprar um ar-condicionado com baixa potência para o cômodo pensando em economizar energia, pois o resfriamento não será suficiente.
Da mesma forma, comprar um ar com mais potência que o necessário não vai gelar o ambiente com mais velocidade, mas apenas gerar um gasto maior de energia.
Para fazer esse cálculo você deve contar de 600 a 800 BTUS por metro quadrado. Sendo 600 para ambientes com baixa incidência de sol e 800 para os que tomam bastante sol.
Outra coisa a considerar é a quantidade de pessoas que estarão no cômodo quando o aparelho estiver sendo utilizado. Esses números que apresentamos são relativos a um cômodo com duas pessoas.
Portanto, é preciso acrescentar mais 600 ou 800 BTUs por pessoa extra, a depender da incidência da luz solar!
Na imagem abaixo, é possível ver uma tabela com alguns exemplos de potência de ar-condicionado por área.
Confira a seguir um vídeo explicando a relação entre watt e BTU.
Ficou com dúvidas ou tem sugestões? Nos mande uma mensagem pelos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Principais peças do ar-condicionado
Quais cuidados devo ter com o meu ar-condicionado?
Aprenda o que são gases refrigerantes!
Aprenda o que é um condensador e para que serve!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.