Como funciona o forno micro-ondas?

Em Bomba de calor por Henrique Mattede

O forno micro-ondas é um aparelho conhecido por facilitar e agilizar o preparo de alimentos muito utilizado nos dias de hoje, mas que muita gente não sabe o funcionamento. Pensando nisso, separamos um artigo completo sobre como funciona o forno micro-ondas. Então, vamos lá pessoal!

Funcionamento do micro-ondas

O forno de micro-ondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Ao ligar o forno micro-ondas acontece uma simples transformação de corrente elétrica, de uma forma que o aparelho receba uma corrente alternada senoidal e a transforma em corrente contínua, por meio de um circuito simples composto por transformador, diodos e capacitores.

Leia também

Essa corrente contínua chega então ao magnetron através de um circuito triplicador. O componente mais importante do forno de micro-ondas é o magnetron, um equipamento que utiliza a vibração de elétrons para gerar um campo magnético.

O magnetron é constituído por um anodo cilíndrico com cavidades que de acordo com sua especificação, possui um design específico. A vibração dos elétrons nesse componente acontece pelo fato de que são submetidos a uma alta tensão na ordem de quilovolts em um curto espaço de tempo.

Entre o anodo e o catodo do magnetron há um campo elétrico contínuo quando os elétrons liberados pelo cátodo são acelerados pelo campo magnético. Com isso, essa nuvem eletrônica entra em interação com as cavidades ressonantes que estão no bloco anódico, ocorrendo a oscilação.

As ondas eletromagnéticas emitidas aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. Sabemos que a temperatura é um valor que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo.

O alimento quando submetido a radiação de micro-ondas possui uma tendência de rejeitar algumas ondas e armazenar outras. O calor que é absorvido pelo alimento irá aquecê-lo e a parte rejeitada é refletida para que o alimento não queime.

Porém, para evitar que o alimento fique aquecido somente em algumas zonas, as paredes do forno possuem propriedades que refletem essas ondas novamente para o alimento e a bandeja giratória mantém uma homogeneidade das ondas no alimento.

Outro ponto interessante é que os fornos micro-ondas funcionam em ciclos para garantir que, se interrompido um programa antes do seu final, o alimento seja submetido a mesma quantidade de radiação de onde parou, evitando que o alimento queime ou não esquente por igual.

Confira as principais partes dos fornos micro-ondas a seguir.

Funcionamento do micro-ondas.

Como funciona o forno micro-ondas?

Os principais componentes dos micro-ondas são:

Um dos perigos do micro-ondas é ao colocar líquidos no forno micro-ondas, visto que eles podem causar queimaduras no usuário quando retirado do forno.

Outro ponto que deve ser atentado, é com uso de recipientes fechados, já que o alimento será aquecido, liberando água, aumentando a pressão do recipiente fechado e podendo causar uma explosão.

Objetos metálicos devem ser evitados dentro do forno micro-ondas, uma vez que eles refletem as ondas para as cavidades e podem criar um arco elétrico. Outro tipo de material que deve ser evitado em fornos de micro-ondas são os plásticos, já que liberam gases tóxicos que contaminam o alimento.

Para descobrir na prática o que acontece ao colocar metal no micro-ondas, recomendamos que assista o vídeo abaixo.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos para que eles possam aprender também. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou sugestão, manda pra gente nos comentários abaixo e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário