Principais tipos de ar-condicionado!

Em Ar-condicionado por Henrique Mattede

Existem muitos tipos diferentes de modelos de ar-condicionado disponíveis e cada um apresenta características específicas. Pensando nisso, separamos um guia completo sobre os principais tipos de ar-condicionado para te ajudar a escolher o melhor para o seu ambiente. Então, vamos lá pessoal!

Ar-condicionado janela

O ar-condicionado janela é um dos tipos de ar-condicionado usados há mais tempo. Como o próprio nome já diz, ele é projetado para ser instalado dentro de uma janela padrão ou em um furo feito na parede. É indicado para ambientes pequenos e médios e costuma ser mais usado em residências.

Leia também

O ar-condicionado janela possui o sistema de escape de ar voltado para o lado de fora do ambiente e o sistema de retorno de ar fresco direcionado para dentro.

Suas principais vantagens é que, devido a baixa potência, ele é mais barato e consome menos energia. Já a sua desvantagem é que ele é barulhento.

Procura tipos de ar-condicionado mais modernos e com bom custo benefício? Então conheça os modelos Split.

Ar-condicionado split

Quando falamos de tipos de ar-condicionado para ambiente comercial, o modelo split é considerado uma evolução do modelo Ar Janela. O aparelho é basicamente dividido em duas partes, a evaporadora e o motor.

Enquanto a primeira fica dentro do ambiente, projetando o ar refrigerado, a segunda fica na parte externa do imóvel. Por esse motivo, esse tipo de ar-condicionado é mais silencioso, tem maior potência e o design mais moderno.

O ar-condicionado split é indicado para projetos residenciais ou comerciais que pedem uma peça mais discreta e prezam pelo conforto acústico do ambiente.

Split inverter

Em aparelhos split convencionais, depois que o ar-condicionado é ligado, o compressor fica ligando e desligando para manter a melhor climatização de acordo com a temperatura do ambiente.

Essa característica causa variações na temperatura, o que acaba gerando picos de energia e, consequentemente, maior custo na conta de luz no final do mês.

Já em tipos de ar-condicionado split inverter, o compressor não liga e desliga completamente de acordo com as mudanças de temperatura. O fluxo é mantido ligado, apenas variando quando há a necessidade de mais ou menos refrigeração.

Na verdade, o inverter é uma tecnologia presente em vários tipos de ar-condicionado.

Os tipos de ar-condicionado split inverter são mais silenciosos e geram economia de energia.

Split hi-wall

Dentro da categoria split existem alguns tipos de ar-condicionado que se diferenciam por alguns detalhes. Um deles é o split hi-wall.

Trata-se de um dos tipos de ar-condicionado mais usados, já que seu design fino e baixo ruído garantem beleza e conforto térmico. Ele costuma ser instalado na parede de forma prática e tem fácil manutenção.

A desvantagem desse modelo em relação é que seu custo, em geral, é maior. Além disso, o split hi-wall não é indicado para espaços muito amplos e com grande fluxo de pessoas.

Multisplit

Esse tipo de ar-condicionado é bem semelhante aos outros modelos split, a única diferença é que é possível ter até 8 evaporadoras com apenas uma condensadora. Ou seja, você pode climatizar até 8 ambientes com uma única saída externa do ar.

O compressor do ar-condicionado multisplit tem tecnologia inverter, que regula a potência e o consumo energético de acordo com a quantidade de unidades internas em funcionamento.

Esse tipo de ar-condicionado pode ser usado em ambientes comerciais ou residenciais e sua principal vantagem é a economia de energia.

Além disso, ele é ideal em projetos que não têm espaço para a instalação de uma condensadora para cada aparelho.

Mas essa praticidade também traz uma desvantagem, já que a performance dos aparelhos pode ser reduzida, além do custo do aparelho que costuma ser maior.

Split piso-teto

O Split piso-teto é bem parecido com o modelo Split hi-wall com a diferença que, como o próprio nome diz, ele pode ser instalado no piso ou no teto, e não na parede.

Esse tipo de ar-condicionado é ideal para projeto comercial e residencial com espaços amplos e grande fluxo de pessoas. Ele costuma ser bastante utilizado em lojas e restaurantes, por exemplo.

Uma das desvantagens é que trata-se de um dos tipos de ar-condicionado que mais consome energia quando usado em ambientes compactos.

Além disso, devido ao seu tamanho, ele demanda mais espaço no teto ou no piso.

Split cassete

O split cassete pode ser embutido no teto e disfarçado pelo forro ou gesso e, por isso, não atrapalha em nada a decoração do ambiente.

Ele conta com uma bomba de dreno em seu interior, que não precisa escoar a água produzida durante o funcionamento, e tem até 4 saídas de ar.

Além de liberar espaço na parede, ele tem um alto desempenho e baixo ruído.

Esse é mais um dos tipos de ar-condicionado que tem maior custo e só pode ser usado em projetos que têm o rebaixamento do forro para instalação.

Split quatro lados

Assim como o modelo anterior, o split quatro lados também tem quatro saídas de ar com a diferença de que ele não precisa de rebaixamento de forro para instalação.

O split quatro lados pode ser instalado no centro, na lateral ou no canto do teto. Ele distribui o ar por todo o ambiente e é indicado para locais de médio porte.

Sua principal vantagem é a versatilidade, mas como o modelo ainda é difícil de ser encontrado no mercado, seu custo de compra e instalação costuma ser maior.

Split canto teto

O split canto teto é bem semelhante aos modelos piso-teto e cassete. Seu diferencial é que a evaporadora é instalada no encontro de duas paredes, trazendo um design diferenciado para o aparelho.

Trata-se de um dos tipos de ar-condicionado ideais para otimizar o aproveitamento de áreas de médio porte, como residências e escritórios.

Devido a sua limitação de espaço, seu uso acaba ficando restrito em algumas situações.

Window split

O window split pode ser instalado em uma janela padrão ou em um buraco na parede assim como o ar-condicionado janela, entretanto, ele possui uma tecnologia mais avançada.  Esse tipo de ar-condicionado, assim como os outros modelos split, tem um design elegante e baixo ruído!

O window split é perfeito para quando é necessário utilizar o buraco do ar-condicionado antigo e, ao mesmo tempo, é preciso um aparelho com mais potência.

Mas devido a tecnologia mista, ele costuma ser até mais caro do que os aparelhos que foram apresentados anteriormente. Além disso, é um pouco mais difícil encontrá-lo no mercado.

Ar-condicionado portátil

Cada projeto tem suas particularidades e pode acontecer não ser possível instalar um ar-condicionado.

Nesse caso, o modelo portátil oferece uma grande vantagem, pela mobilidade e, também, porque os preços são mais acessíveis.

Embora você tenha liberdade de posicioná-lo onde preferir, ele funciona melhor em ambientes menores e é importante que o ar-condicionado portátil fique próximo à janela para expulsar o ar quente do local.

Outra desvantagem do ar-condicionado é que ele pode ser muito barulhento quando comparado aos outros.

Na imagem abaixo, é possível ver alguns tipos de ar-condicionado.

Modelos de ares-condicionados.

Principais tipos de ar-condicionado.

Se ainda ficou dúvida sobre como escolher um ar-condicionado, recomendamos que assista o vídeo abaixo!

Compartilhe esse artigo! Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário