Quanto gasta um ar-condicionado?

Em Ar-condicionado por Henrique Mattede

O ar-condicionado é um dos principais eletrodomésticos buscados hoje em dia, principalmente no verão, quando está muito mais quente e precisamos de alguma maneira de aliviar o calor. Mas como escolher o ar-condicionado que melhor se aplica em cada caso? Eles gastam muito? É muito comum ter essas dúvidas na hora da compra, e foi por isso, que, escrevemos este artigo para tirar essas suas dúvidas e te ajudar a minimizar o consumo de energia.

Como escolher um ar-condicionado?

Antes de comprar um ar-condicionado, para escolher o aparelho correto, temos que levar em conta algumas informações como a carga térmica da sala onde será instalado o ar-condicionado, e a classificação de economia de energia, que pode ser encontrada na etiqueta do aparelho.

Leia também

Carga térmica da sala onde será instalado o ar-condicionado

Para calcular a carga térmica temos que levar em conta algumas coisas presente na sala que o ar-condicionado será instalado:2

Com essas informações você terá o número de BTUs necessário da seguinte forma:

Os metros quadrados serão multiplicados por 600 BTUs.

A cada pessoa será adicionado mais 600 BTUs, vale lembrar que para esse cálculo a primeira pessoa não faz parte da conta.

E a cada equipamento eletrônico se adiciona mais 600 BTUs.

Classificação de economia de energia

A classificação de economia de energia é observada através de uma tabela de eficiência fornecida pelo PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem). Esse programa é coordenado pelo INMETRO com parceria do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Essa tabela feita pelo PBE tem uma classificação que começa da letra G (menos eficiente) e pode chegar até a letra A (mais eficiente).

Comprar um equipamento mais próximo da letra A, pode significar uma maior economia com o equipamento.

Conversão BTU para Watts

BTU (British Thermal Unit) é a unidade de medida oficial do sistema inglês relacionada à potência em aparelhos de refrigeração. Para converter o BTU para Watts precisamos fazer os seguintes passos:

Para entender melhor esse conceito na imagem abaixo, é possível ver a fórmula da conversão:

Como converter BTU em Watt.

Conversão de BTU para Watt.

Qual é o impacto do uso de ar-condicionado no meu consumo de energia?

Para saber qual é esse impacto temos que calcular o consumo de energia elétrica, esse cálculo consiste em pegar a energia consumida, multiplicá-la pelo tempo utilizado, e após isso, multiplicar pelo valor da tarifa da concessionária.

Energia consumida igual á potência vezes tempo.

Fórmula para energia consumida.

Com esse cálculo teremos o valor gasto por mês com o seu ar-condicionado. Após usar a formula para energia consumida será possível utilizar a formula para consumo de energia que está abaixo:

Cálculo de consumo de energia.

Fórmula para achar o custo de energia.

Como a manutenção regular pode afetar o consumo de energia do ar-condicionado?

Caso não ocorra a manutenção regular do seu ar-condicionado, o uso insistente de componentes desgastados pode acabar danificando outras peças, e provocará a necessidade de reparos maiores e mais caros, que poderiam ser evitados com a manutenção preventiva. Além disso, ao utilizar o ar-condicionado com componentes desgastados ou danificados, ocorre também uma maior redução da vida útil do aparelho.

O uso persistente de componentes que apresentam defeito, junto a uma limpeza mal feita criará uma maior demanda de energia para manter a operação do aparelho, o que, por consequência vai implicar em um maior consumo de energia.

Algumas das vantagens em fazer a limpeza e a manutenção regular do ar-condicionado são:

Alguns dos cuidados que se pode tomar na limpeza dos ares-condicionados são:

Para ter mais dicas, te convidamos a ver o vídeo abaixo no canal Mundo da Elétrica!

Se você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário